Tradutor

A rainha Elisabeth 2ª, 76, ressaltou hoje a importância da evolução da monarquia e prometeu servir a seu país em uma era de mudanças.

No Parlamento britânico, a rainha fez uma histórica intervenção em razão de suas bodas de ouro como soberana e para inaugurar em caráter oficial as celebrações de seu jubileu.

Reuters - 6.dez.2000

Rainha Elisabeth 2ª da Inglaterra
A rainha destacou para deputados, lordes e baronesas a solidez das instituições britânicas, sobretudo do Parlamento, devido a seu grande trabalho nos últimos 50 anos de grandes mudanças no país.

As instituições nacionais, sobretudo a monarquia e o Parlamento, têm que evolucionar para que as futuras gerações confiem nelas, disse Elisabeth 2ª. Apesar de sua idade, deixou claro que tem por diante um futuro sem descanso.

"Quero declarar, sobretudo, minha disposição de continuar, com o apoio da minha família, servindo o povo desta nossa grande nação o melhor possível através de momentos de mudanças no futuro", disse a rainha, em uma solene cerimônia.

Ressaltou o nascimento da União Européia, o fim da Guerra Fria e a atual ameaça do terrorismo internacional. Esse panorama internacional coincidiu com mudanças no país, "na tecnologia e nas comunicações, em nosso trabalho e na forma em que vivemos", afirmou.

Acompanhada por seu marido, o duque de Edimburgh, a rainha ressaltou os valores tradicionais do Reino Unido, que coloca a nação em boa posição para os tempos de mudanças.

"Somos gente moderada e pragmática, lidamos melhor com a prática que com a teoria. Somos inventivos e criativos. É preciso pensar no número de invenções dos últimos 50 anos e em nosso próspero presente na arte", declarou.

Ao mesmo tempo, Elisabeth 2ª quis destacar as diversas comunidades que vivem no Reino Unido ao ressaltar que seu país está orgulhoso de sua "tradição de imparcialidade e tolerância, a consolidação de nossa sociedade multicultural".

Rendeu também tributo às pessoas que em diversos cantos do Reino Unido dedicam seu tempo, "em silêncio e sem nenhum interesse", a servir outros.

Elogiou as Forças Armadas e os que trabalham em prefeituras, hospitais, escolas e nos serviços de bombeiros e ambulâncias.

"Essas tradições britânicas e os valores, que são moderação, tolerância, serviço, perduraram com o passar do tempo", afirmou.

"Espero que o Jubileu de Ouro seja uma oportunidade para reconhecer esses valores e celebrar tudo o que alcançamos como nação desde 1952", disse a rainha, que agradeceu "a lealdade, apoio e inspiração" que o povo deu nestes 50 anos.

Elisabeth 2ª inaugurou oficialmente os festejos pelo 50º aniversário de sua chegada ao trono, que terá seu momento mais importante no início de junho com um concerto ao ar livre no Palácio de Buckingham, a residência oficial da família real britânica.

Esta é a quinta vez em seus 50 anos de reinado que Elisabeth 2ª fala diante das duas câmaras do Parlamento britânico durante um evento especial.

Sua intervenção ocorreu no mesmo lugar onde semanas atrás se instalou o caixão com os restos da rainha-mãe, morta há um mês aos 101 anos.

Hoje, Elisabeth 2ª começa uma viagem de 15 semanas para visitar todas as regiões do Reino Unido.

Na noite passada, a rainha compareceu a um jantar em sua honra oferecido pelo primeiro-ministro britânico, Tony Blair, em sua residência oficial de Downing Street.

fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u40753.shtml

0 Response to "Rainha da Inglaterra cita importância da evolução da monarquia"

Postar um comentário

    featured-content